You are here: Home / About Us / Missão e Objetivos Estratégicos

Missão e Objetivos Estratégicos

PT/EN

Missão

Desenvolver investigação científica e ensino avançado em Ciências da Vida, Química, e Tecnologias Associadas para benefício da Saúde e do Ambiente, bem como prestar serviços à comunidade e desenvolver atividades de extensão universitária, incluindo a promoção da ciência e da tecnologia

Visão

Afirmar o ITQB NOVA como instituto de referência, a nível nacional e internacional, no desenvolvimento e promoção da investigação científica e da formação avançada, dando resposta aos desafios societais do século XXI nas áreas da saúde e da doença, dos recursos biológicos e do desenvolvimento sustentável.

Valores

Excelência na investigação e formação; Ética e responsabilidade; Foco na internacionalização; Inovação e transferência do conhecimento; Independência; Colaboração com a sociedade.

Objetivos Estratégicos

Promover um ensino graduado e investigação científica de excelência, com uma profunda interligação entre estes dois domínios, de modo a formar recursos humanos altamente qualificados e diferenciados, adaptados a carreiras de cariz internacional.

O ITQB NOVA pretende, não apenas formar Mestres e Doutores, mas também promover o desenvolvimento de carreiras após o doutoramento, incluindo a formação de jovens Líderes de Laboratórios de Investigação assim como de Empreendedores de base tecnológica.

As áreas científicas e de formação do ITQB NOVA centram-se em Biociências Moleculares, com enfâse nas áreas de Bioquímica, Biologia Celular, Biologia Estrutural, Biotecnologia, Bioinformática, Biologia de Sistemas e Biologia Química. Utilizando o conhecimento nestas áreas científicas e uma abordagem multidisciplinar, o ITQB NOVA pretende ter impacto nas Bases Moleculares da Saúde e da Doença, assim como na preservação dos Recursos Biológicos e Desenvolvimento Sustentável.

No âmbito da Criação de Valor, a atuação do ITQB NOVA visa, por um lado, manter e promover a colaboração com empresas e associações nacionais e internacionais nas áreas farmacêutica, agro e biotecnológica e, por outro lado, dinamizar a criação de empresas spin-off, que permitam valorizar a investigação que se faz no Instituto. As atividades de Criação de Valor são eminentemente colaborativas e dependentes do estabelecimento de parcerias estratégicas no âmbito do ecossistema científico e tecnológico onde o Instituto se insere.