Personal tools
You are here: Home / Dia Aberto 2021 / Descobre os Mestrados ITQB NOVA

Descobre os Mestrados ITQB NOVA

Alunos e antigos alunos partilham a sua experiência em sessões virtuais, para esclarecer qualquer dúvida sobres os Mestrados ITQB NOVA.

 


No dia 30 de maio, às 16h45, vem conversar em ambiente descontraído com quem experienciou os vários Mestrados ITQB NOVA em primeira mão. Podes inscrever-te antecipadamente aqui, ou aceder ao site do Dia Aberto na hora do 'Speed Dating', para  descobrir cada um dos mestrados.
 

Sabe mais sobre os alunos e antigos alunos que vão estar disponíveis para conversar:



Beatriz Felgueiras
Beatriz Felgueiras tem 23 anos e ao terminar o ensino secundário sabia que queria envergar pela área da biologia e, depois de grande deliberação, optou por tirar a licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade da Beira Interior na Covilhã. Aprendeu a ser multidisciplinar, a adaptar-se aos desafios colocados e foi descobrindo cada vez mais as sua apetências e onde se imaginava no futuro. Foi aí que descobriu o mestrado de Bioquímica para a saúde, que lhe despertou interesse científico. Atualmente está a realizar a sua tese no laboratório de Glicobiologia do ITQB NOVA.

 

Gonçalo Manteigas
Gonçalo Manteigas é um estudante muito motivado e curioso pelas áreas envolventes às ciências biológicas, que desde muito novo desenvolveu a ambição de se tornar cientista. Seguiu a Licenciatura em Biotecnologia, algo que despertou o seu interesse pela área da Saúde, o que o levou a escolher o mestrado em Bioquímica para a Saúde, que concluiu recentemente. Neste momento é candidato a uma bolsa de Doutoramento da FCT, em que pretende continuar a investigação que desenvolvi durante a minha tese de mestrado.

 

 

Mariana Valério 
Mariana tem 25 anos e é licenciada em Bioquímica pela Universidade de Lisboa e mestre em Bioquímica para a Saúde. Fez a sua tese de mestrado no ITQB, no laboratório do Professor Cláudio Soares, na área de Biologia Computacional e como sempre gostou de saber o porquê de tudo decidiu continuar na ciência. Está no segundo ano do meu doutoramento e se aos 20 anos soubesse o que sabe hoje, teria feito um mestrado em Biologia Computacional/Bioinformática.

Caio Souza
A sua carreira científica iniciou-se em 2010 quando, ainda durante a licenciatura, ingressou no Laboratório de Biologia Teórica e Computacional da Universidade de Brasília, Brasil. Durante o mestrado e o doutoramento, investigou as propriedades elétricas e a modulação de anestésicos gerais em proteínas neuronais. Atualmente é investigador de pós-doutoramento no Laboratório de Modelação de Proteínas do ITQB NOVA, onde cria novas ferramentas para o melhoramento de enzimas. Os seus interesses pessoais vão desde a programação e tecnologia até fotografia e arte em geral.

 

 

Bárbara Ferreira
O seu fascínio pela ciência começou ao ler o livro “Dentro de ti” e o seu interesse foi crucial na escolha da licenciatura em Biologia, na Universidade de Lisboa. No último ano de curso teve a oportunidade de participar num projeto de investigação em microbiologia, o que contribuiu para a sua escolha do mestrado de Microbiologia Médica, da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é estudante de doutoramento no laboratório “Microbiologia Molecular de Patogéneos Humanos”, no ITQB, e se não fosse cientista, gostava de ser historiadora.

 

Marta Cunha
O seu interesse pelo que a rodeia levou-a escolher a licenciatura em Biologia, que completou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. No 3º ano passou um semestre na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, através do programa Erasmus, onde tive contacto com outras maneiras de olhar a Ciência. Atualmente é aluna do Mestrado em Microbiologia Médica, da Universidade de Lisboa. Para além de tudo o que transpira Ciência, e Biologia é fascinada por teatro, fazendo parte de um grupo de teatro de amadores, desde 2014.

 

 

Maria Miguel
O seu percurso começou com Bioquímica, mas rapidamente se apercebeu da necessidade que tinha em alinhar os meus interesses e ideais com o futuro. Plantas, microrganismos, a agricultura, o impacto das alterações climáticas, e a nossa jornada à volta do pilar Sustentabilidade. Foi isso que a levou a ingressar neste mestrado e a ter procurado contribuir para uma mudança do paradigma e fazer parte de uma equipa fantástica no InnovPlantProtect. Tem como ambição futura criar uma Estufa Hidropónica Inteligente.

 

Rafael Soares
Rafael Soares é licenciado em Biologia Celular e Molecular pela FCT NOVA e concluiu recentemente o mestrado em Biotecnologia para a Sustentabilidade. A sua vontade de conciliar a futura carreira científica e preocupações ambientais esteve na base desta escolha.  Assim, desenvolveu a sua dissertação acerca da resposta do arroz ao frio, tema  que se relaciona com a crise climática que enfrentamos. Nos tempos livres dinamiza ações de sensibilização com jovens sobre várias temáticas ligadas à sustentabilidade. É também um entusiasta de jogos de tabuleiro e videojogos.

 

 

Maria Castanheira
É licenciada em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia, desde 2017. Após a experiência da licenciatura e ao trabalhar na área da educação ambiental, compreendeu que não pretendia ser investigadora profissionalmente e que se interessava por comunicação de ciência. Ingressou então no Mestrado em Comunicação de Ciência em 2018, o qual está de momento a terminar. Gosto de fazer origami para se distrair.

 

João Camilo
Nascido e criado na Costa de Prata portuguesa, mar e campo fizeram, desde sempre, parte da sua vida diária, acabando por o inspirar a licenciar-se em Biologia. Uma vez formado, tomou a decisão de investir numa área que o permitisse levar a ciência ao público. Aí, a escolha era clara: Comunicação de Ciência. Enquanto profissional, a sua visão centra-se em comunicar ciência sobretudo através das redes sociais e da produção de conteúdo, com um foco particular em formatos multimédia. O seu objetivo é tornar a Ciência acessível para todos, nesta era digital.

 


Não te queres esquecer do Dia? Deixa o teu contacto, nós lembramos! 

 

Document Actions