Oradores
Oradores
Helder Cruz
CEO da ECBIO e General Manager, Theraproteins
Licenciado em Química Aplicada, Ramo de Biotecnologia pela FCT-Universidade Nova de Lisboa, tirou um MBA em Gestão Internacional pela Universidade Católica e tem o Doutoramento em Biotecnologia pelo ITQB-UNL/IBET (1999), durante o qual esteve envolvido no desenvolvimento de biofármacos.
Participou na criação de várias empresas de Biotecnologia, tendo sido um dos fundadores da Theraproteins Lda e da ECBio.
Participou em inúmeros projectos de investigação internacionais, através dos quais obteve vasta experiência científica, tendo trabalhado também no estrangeiro (GBF, Alemanha, e MIT nos EUA).
Tem sido consultor de empresas nacionais e internacionais, professor universitário e avaliador e revisor de projectos da Comissão Europeia.
José Ferreira Machado
Professor, NOVA School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa
Doutoramento em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA, e Agregação em Estatística e Econometria pela Universidade Nova de Lisboa.
José Machado é membro do painel de editores de revistas como o Empirical Economics e o Portuguese Economic Journal e tem várias publicações em revistas científicas de topo.
É Professor nas áreas de Econometria, Estatística e Macroeconomia na NOVA School of Business and Economics e consultor do Banco de Portugal desde 1992.
É director da Angola Business School, em Luanda, desde 2010 e foi director da Nova School of Business and Economics entre 2005 e 2015.
Daniel Bessa
Director Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação
Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1970) e doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Finanças da Universidade Técnica de Lisboa (1986).
Foi docente universitário em diversas escolas e faculdades da Universidade do Porto e presidente do Conselho de Representantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Especializado em Macroeconomia, é administrador e consultor de várias empresas, em regime de profissional liberal e é também Director-Geral da COTEC Portugal desde 2009.
Foi Ministro da Economia, com a tutela da Economia, Indústria, Energia, Comércio e Turismo, entre 25 de Outubro de 1995 e 28 de Março de 1996 (XIII Governo Constitucional).
Em 2006 foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
João Jesus Caetano
Director of R&D+i, INTELI / MOBI.E
Mestre em Física pela Universidade de Lisboa (1999) e doutorado em Física Nuclear pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, EUA (2004). Desenvolveu trabalho de pós-doutoramento na Universidade do Wisconsin-Madison (2005-2007) e no Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa (2007-2008).
Foi assessor do governo, no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (2008-2009) e no Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento (2009-2010), e Professor Coordenador Convidado no ISTEC - Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (2010-2012).
Actualmente é Director de R&D+i na INTELI - Inteligência em Inovação, Centro de Inovação, onde coordena um programa na área dos carros eléctricos (MOBI.E). É também consultor para a Comissão Europeia desde 2012.
Peter Villax
Vice-President Innovation, HOVIONE; Membro do Conselho do Instituto do ITQB
Licenciado em Política e Economia pela Universidade de Aberdeen,Reino Unido (1977-1982).
Trabalhou na empresa de semicondutores International Rectifier (El Segundo, California). Ingressou na Administração da Hovione depois de um estágio no Japão (1989-90) enquadrado no “Executive Training Programme” (UE) onde aprendeu japonês e trabalhou para os clientes mais importantes da Hovione. Nesta empresa a sua carreira tem sido dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de terapias de inalação pulmonar, sendo autor de patentes.
É Presidente da Associação Portuguesa de Empresas Familiares, Membro da Administração, Health Cluster Portugal, Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual, da Associação Comercial de Lisboa e foi Secretário da COTEC (2003-2006).
Miguel Botelho Barbosa
Administrador, ANI - Agência Nacional de Inovação, em representação do Ministério da Economia
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto (2000) e mestre em Gestão de Empresas, pela Escola de Gestão do Porto - Porto Business School (2004 e 2007).
Foi gestor da implementação da rede de telecomunicações na Optimus (2001-2003) e gestor de comercialização de I&D, na Fundação INI-GraphicsNet (2005). Entre 2006 e 2008, exerceu funções de apoio à Comissão Executiva na Sonaecom. Desde 2008, é Director Executivo e Gestor de Novos Negócios na Associação Fraunhofer Portugal Research, e Professor Assistente Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Desde 2014, exerce funções de Administrador na ANI - Agência Nacional de Inovação, entidade tutelada pelo Ministério da Economia e pelo Ministério da Educação e Ciência.
Ana Barroca
Managing Partner, Advancis Business Services
Formação Superior em Psicologia pela Universidade do Porto e Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ESEIG, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Politécnico do Porto.
Tem desenvolvido a sua carreira profissional nas áreas do Ensino Superior e na consultadoria a empresas nos domínios de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Formação Profissional. Participou na concepção, implementação e avaliação de vários projectos de desenvolvimento de competências em empresas. Tem participado na preparação de candidaturas de projectos de formação e de investimento em concursos nacionais e europeus. É formadora nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Comportamental. Antes de colaborar com a empresa Advancis foi consultora em outras empresas de Consultadoria e Gestão, e exerceu funções de coordenação e foi Assistente no ISEG – Instituto Superior de Engenharia do Porto.
É co-autora do relatório publicado em 2015 "A Empregabilidade dos Doutorados nas Empresas Portuguesas" e membro da equipa do projecto europeu – iSkills, Fostering Innovation Skills as Key Competences for improving Employability of PhDs in SMEs (www.i-skills.eu).