O curso
Ciência e Cientistas
1º semestre | Ana Sanchez
Para comunicar ciência é importante compreender o que é a Ciência. Quem a faz, em que consiste, como é financiada, qual a sua validade, que desafios e responsabilidades se colocam aos cientistas. Neste seminário os alunos contactam com diferentes aspectos e fases da prática da ciência. No final, deverão compreender a maneira como o conhecimento científico progride e os constrangimentos a que está sujeito.
Incidindo em particular nas ciências exactas e naturais, o seminário foca métodos de investigação; a importância da validade dos resultados (conceitos estatísticos); a revisão por pares; investigação fundamental e aplicada; as responsabilidades do cientista no processo científico; e o seu papel na comunicação de Ciência.
O seminário inclui ainda a participação de investigadores de áreas diferentes que serão convidados a discutir aspectos concretos da sua área de investigação.
Jornalismo de Ciência
1º semestre | António Granado
Neste seminário os alunos contactam com os diversos géneros jornalísticos (notícia, reportagem e perfil) na área concreta do jornalismo de ciência, e deverão ser capazes de, no final, produzir textos com qualidade de publicação em jornais/sites noticiosos de âmbito nacional.
Pretende-se que o(a) aluno(a):
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Técnicas e Práticas em Comunicação de Ciência
1º semestre | Joana Lobo Antunes / Paulo Nuno Vicente
Discussão dos pricípios, técnicas, exemplos e casos de estudo de Comunicação de Ciência em Museus e Centros de Ciência e em institutos de investigação. Uso das Redes Sociais e de conteúdos multimédia para a Comunicação de Ciência (Joana Lobo Antunes).
Comunicação Multimédia de Ciência; conceitos, técnicas e práticas (Paulo Nuno Vicente).
Concepção, desenvolvimento e produção de conteúdos multimédia para a comunicação de ciência em contexto de instituto de investigação ou museu/centro de ciência.
Comunicação de Ciência e Educação
2º semestre | Carlos Catalão
Princípios e técnicas de comunicação de ciência em ambiente educativo: implicações para a educação científica e para a interacção entre as comunidades científica e educativa. História das ideias em educação científica a partir do século XX - tendências correntes no ensino das ciências.
O ensino experimental das ciências e a comunicação científica - envolvimento do público na interacção directa com o mundo físico e natural. Observação e experimentação na comunicação de ciência em ambiente educativo.
A comunicação de ciência em ambientes educativos não formais: museus e centros de ciência; bibliotecas, fundações, agências e demais organizações com missão educativa.
Comunicação de ciência e educação nas organizações científicas. Redes de cooperação entre a comunidade científica e a comunidade escolar. A comunicação de ciência e aprendizagem ao longo da vida - os públicos da ciência.
Concepção, desenvolvimento e produção de recursos de comunicação científica para a educação.
Ciência e Sociedade
2º semestre | Maria Inês Queiroz
Pretende-se caracterizar e compreender as implicações do conhecimento e produção científica na sociedade partindo de uma cultura de base histórica que permita analisar criticamente a realidade actual e perspectivar desafios futuros da ciência perante a sociedade.
Estimular a capacidade de identificar/analisar processos de construção do conhecimento, da sua transmissão e apropriação pela sociedade, tendo em conta as exigências e problemas que se colocam neste domínio.
Identificar a diversidade de mecanismos e interacções entre ciência e sociedade, na perspectiva histórica e no presente, contemplando domínios como a ética e o risco mas também os mecanismos de apreensão/transmissão do conhecimento científico, designadamente: os meios e canais de difusão desse conhecimento, formas de divulgação (literatura científica, “popularização da ciência”, museus) e outras vias como a institucionalização da ciência.
Comunicação Estratégica de Ciência
2º semestre | Luis Veríssimo
No meio do barulho ensurdecedor da informação disponível, comunicar qualquer mensagem ao público torna-se um desafio. A comunicação de ciência deixa de poder ser um hobby de alguns cientistas para se tornar uma actividade especializada nas instituições. Esta unidade pretende reflectir sobre a realidade da comunicação noutros domínios da sociedade e daí extrair um novo paradigma para a comunicação de ciência. Os principais tópicos desta unidade curricular são:
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Esta unidade inclui ainda um laboratório com exemplos, exercícios, análise de acções de comunicação em ciência, desenvolvimento de um projecto integrado de comunicação em ciência.