O curso

bt.jpg

Ciência e Cientistas

1º semestre | Ana Sanchez

Para comunicar ciência é importante compreender o que é a Ciência. Quem a faz, em que consiste, como é financiada, qual a sua validade, que desafios e responsabilidades se colocam aos cientistas. Neste seminário os alunos contactam com diferentes aspectos e fases da prática da ciência. No final, deverão compreender a maneira como o conhecimento científico progride e os constrangimentos a que está sujeito.

Incidindo em particular nas ciências exactas e naturais, o seminário foca métodos de investigação; a importância da validade dos resultados (conceitos estatísticos); a revisão por pares; investigação fundamental e aplicada; as responsabilidades do cientista no processo científico; e o seu papel na comunicação de Ciência.

O seminário inclui ainda a participação de investigadores de áreas diferentes que serão convidados a discutir aspectos concretos da sua área de investigação.

Jornalismo de Ciência

1º semestre | António Granado

Neste seminário os alunos contactam com os diversos géneros jornalísticos (notícia, reportagem e perfil) na área concreta do jornalismo de ciência, e deverão ser capazes de, no final, produzir textos com qualidade de publicação em jornais/sites noticiosos de âmbito nacional.

Pretende-se que o(a) aluno(a):

1. Perceba e interiorize as diferenças entre os vários géneros jornalísticos;
  2. Seja capaz de efectuar uma correcta recolha de informações com vista à publicação de textos de carácter jornalístico na área da ciência;
  3. Conheça profundamente os métodos de trabalho e os constrangimentos da profissão de jornalista de ciência;
  4. Tenha consciência das profundas transformações deste campo com o advento da Internet;
  5. Experimente algumas das novas ferramentas que têm ajudado a modificar o papel dos jornalistas nas redacções, tanto na produção de novos conteúdos como numa maior aproximação a fontes e leitores.

Técnicas e Práticas em Comunicação de Ciência

1º semestre | Joana Lobo Antunes / Paulo Nuno Vicente

Discussão dos pricípios, técnicas, exemplos e casos de estudo de Comunicação de Ciência em Museus e Centros de Ciência e em institutos de investigação. Uso das Redes Sociais e de conteúdos multimédia para a Comunicação de Ciência (Joana Lobo Antunes).

Comunicação Multimédia de Ciência; conceitos, técnicas e práticas (Paulo Nuno Vicente).

Concepção, desenvolvimento e produção de conteúdos multimédia para a comunicação de ciência em contexto de instituto de investigação ou museu/centro de ciência.

Comunicação de Ciência e Educação

2º semestre | Carlos Catalão
Princípios e técnicas de comunicação de ciência em ambiente educativo: implicações para a educação científica e para a interacção entre as comunidades científica e educativa. História das ideias em educação científica a partir do século XX - tendências correntes no ensino das ciências.

O ensino experimental das ciências e a comunicação científica - envolvimento do público na interacção directa com o mundo físico e natural. Observação e experimentação na comunicação de ciência em ambiente educativo.

A comunicação de ciência em ambientes educativos não formais: museus e centros de ciência; bibliotecas, fundações, agências e demais organizações com missão educativa.

Comunicação de ciência e educação nas organizações científicas. Redes de cooperação entre a comunidade científica e a comunidade escolar. A comunicação de ciência e aprendizagem ao longo da vida - os públicos da ciência.

Concepção, desenvolvimento e produção de recursos de comunicação científica para a educação.

Ciência e Sociedade

2º semestre | Maria Inês Queiroz

Pretende-se caracterizar e compreender as implicações do conhecimento e produção científica na sociedade partindo de uma cultura de base histórica que permita analisar criticamente a realidade actual e perspectivar desafios futuros da ciência perante a sociedade.

Estimular a capacidade de identificar/analisar processos de construção do conhecimento, da sua transmissão e apropriação pela sociedade, tendo em conta as exigências e problemas que se colocam neste domínio.

Identificar a diversidade de mecanismos e interacções entre ciência e sociedade, na perspectiva histórica e no presente, contemplando domínios como a ética e o risco mas também os mecanismos de apreensão/transmissão do conhecimento científico, designadamente: os meios e canais de difusão desse conhecimento, formas de divulgação (literatura científica, “popularização da ciência”, museus) e outras vias como a institucionalização da ciência.

Comunicação Estratégica de Ciência

2º semestre | Luis Veríssimo

No meio do barulho ensurdecedor da informação disponível, comunicar qualquer mensagem ao público torna-se um desafio. A comunicação de ciência deixa de poder ser um hobby de alguns cientistas para se tornar uma actividade especializada nas instituições. Esta unidade pretende reflectir sobre a realidade da comunicação noutros domínios da sociedade e daí extrair um novo paradigma para a comunicação de ciência. Os principais tópicos desta unidade curricular são:

1. Marketing e a comunicação;
  2. A ciência, a marca, a comunicação em ciência e os públicos;
  3. O planeamento estratégico de comunicação em ciência;
  4. As novas tendências no Marketing e Comunicação;
  5. A criatividade, meios e suportes de comunicação, eventos aplicados à comunicação de ciência;
  6. As relações internas e externas de uma instituição de ciência

Esta unidade inclui ainda um laboratório com exemplos, exercícios, análise de acções de comunicação em ciência, desenvolvimento de um projecto integrado de comunicação em ciência.