|
- Info
Componente não letiva
O Mestrado em Comunicação de Ciência pode terminar de três formas distintas:
|
- Estágio com relatório
Experimentar a comunicação de ciência num instituto de investigação, num órgão de comunicação social, num museu, ou noutra instituição que se dedique à comunicação de ciência.
- Trabalho de Projecto
Imaginar um projecto de comunicação de ciência que pudesse ser implementado.
- Dissertação
Investigação para responder a uma pergunta específica e relevante no domínio da comunicação de ciência.
|
A componente não lectiva deve ser acompanhada por um orientador interno da FCSH NOVA ou do ITQB NOVA.
Trabalhos já concluídos:
|
2023
-
Neuronautas: uma academia de exploradores do cérebro - cérebro - ano piloto, Rita Gomes Baptista. Orientação científica por Ana Sanchez
-
Um Podcast de Ciência(s Médicas), Nuno Miguel Loureiro Goncalves. Orientação científica por Joana Lobo Antunes
-
Todos os Caminhos levam ao Espaço, José Rafael Mota Marques. Orientação científica por Carlos Alves
2022
-
Design and Management of Science Enrichment Programmes: connecting scientists With children, Joana Maria Bordalo Fernandes. Orientação científica por Carlos Henrique Catalão Alves
-
Conceção e desenvolvimento de instrumentos de Comunicação para a criação de uma rede de de doentes de melanoma em Portugal, Natacha Lopes Vaz Liti. Orientação científica por António Granado
-
Comunicação entre entre cientistas de diferentes áreas: Gui de auxilio à Comunicação entre Cientistas, Natalício Tiago Teodoro Robalo. Orientação científica por Ana Sanchez e Mário Rodrigues
-
A Comunidade de Ciência em Tempos de COVID - 19: estudo de caso do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), Rita Maria de Ceia Hasse Ferreira. Orientação científica por Ana Sanchez
-
As comunidades temáticas e os discursos em torno da contracepção: análise qualitativa e de big data em ciências sociais, Maria Catarina Mateus de Azevedo do Nascimento Teixeira. Orientação científica por Carlos Alves
-
Conceção de um plano de comunicação para o Instituto Superior Técnico, Deisy Diana Lopes de Pina. Orientação científica por Joana Lobo Antunes
-
Mafalda Sofia Augusto Pedro. Orientação científica por Joana Lobo Antunes
-
Estudo de públicos num museu de ciência: o caso do Museu Nacional de Arqueologia, Diogo Alexandre De Almeida Barradas. Orientação científica por Joana Lobo Antunes e Maria Barata
-
Importância de um plano de comunicação e disseminação coeso para sucesso dos projetos europeus H2020, Ana Luisa Rodrigues Gomes. Orientação científica por Ana Sanchez
-
Influência dos "media" portugueses na perceção pública do autismo, Joana Maria de Carvalho Sancho. Orientação científica de Maria Inês da Costa Queiroz
-
Programa BioEscola - adaptação e transformação em tempos de pandemia, Pedro Vasco Soares Dias de Sá. Orientação científica por Carlos Alves e Milena dos Santos Matos
-
Preparação e Análise de Eventos de Ciência numa Unidade de Investigação, Pedro Nuno Morgado da Rosa Novo. Orientação científica por Joana Lobo Antunes
2021
-
Comunicação estratégia de ciência na área da saúde: um diagnóstico, Ricardo Sílvio Reis Dos Santos. Orientação científica de António Granado e Luís Filipe Veríssimo dos Santos
-
Influência e Caracterização do Movimento Antivacinação nas Redes Sociais em Portugal, Filipa Saraiva e Silva Rodrigues Branco. Orientação científica de Maria Inês da Costa Queiroz
-
Oportunidades para comunicar ciência num centro de investigação em ciências da vida e do ambiente, Maria Castanheira. Orientação científica de Ana Sanchez
-
Ecology Day: Caso de estudo na comunicação de Ecologia, Sara Maria Vaz Antunes Mendes Franco. Orientação científica de Ana Sanchez e Maria Martins
-
Estágio Curricular no IA - Comunicação de Ciência e Promoção da Cultura Cientifica, Afonso Domingues Amaral Pais. Orientação científica de Maria Inês da Costa Queiroz
-
Produção de conteúdos educativos de Astronomia - vantagens e desafios da aposta no digital, Diana Margarida Martins Pedro Ferreira Tavares. Orientação científica de António Granado
-
Comunicação Institucional no Instituto de Saúde Ambiental, Mariana Coutinho Nogueira Souto. Orientação científica de Ana Sanchez e Ricardo dos Santos
-
A Comunicação Online das Instituições Científicas Internacionais: Uma proposta para o AIR Centre, Inês Manuel Dinis Correia Silva Mesquita. Orientação científica de Ana Sanchez
2020
- A comunicação online nos laboratórios de investigação experimental: o caso iNOVA Media Lab, Débora De Jesus Oliveira Alves. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente
- Plano de comunicação para o IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Carolina Vilardouro Bravo. Orientação científica de António Granado e Paulo Duarte Silveira
- A cobertura da produção científica portuguesa no Jornal Público, André Martinho Abreu Nóbrega. Orientação científica de António Granado
- Como explorar as diferentes dimensões de eventos de outreach: o exemplo dos Horizontes iMM: Uma pergunta a três, Maria Alexandra D´Abreu Pinto Sanfins. Orientação científica de Ana M Sanchez.
- A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, Jessica De Lima Trasfi. Orientação científica de Joana Lobo Antunes
- Comunicação estratégica de ciência numa unidade de investigação: plano de comunicação para o IELT, Carolina Vilardouro Bravo. Orientação científica por António Granado
-
Relatório de estágio em jornalismo de ciência no jornal Público, André Martinho Abreu Nóbrega. Orientação científica por António Granado
-
A comunicação online nos laboratórios de investigação experimental: o caso iNOVA Media Lab, Débora de Jesus Oliveira Alves. Orientação científica por Paulo Vicente
2019
- Comunicação de Ciência na NOVA Medical School, Inês Rodrigues Da Silva Zêzere. Orientação científica de Joana Lobo Antunes
- Um modelo para uma comunicação de ciência dirigida a séniores - estudo de caso com duas escolas séniores da cidade de Coimbra, Maria Inês Almeida Ramos. Orientação científica de Maria Inês Queiroz
- Poster cientifico: uma exploração, José Henrique Vieira Fernandes De Aguiar. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente
- Comunicação de Ciência Revolucionária?, Teresa Freire Mendes. Orientação científica de Carlos Catalão Alves
- Engaging socially-vulnerable communities in science: exploring Science&Art approaches, Ana Margarida De Almeida Matias. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente e Ana Lucia Mena.
- Não Só Ciência: planeamento de um festival de Astronomia com outros elementos culturais, Carolina Lobão De Jesus Figueira. Orientação científica de Joana Lobo Antunes
- Conversas À Volta De Uma Vela, João Miguel Pires Ventura. Orientação científica de António Granado.
2018
- A comunicação numa instituição científica: Escola de Ciências da Universidade do Minho, Sara Daniela Pinheiro Martins. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente (FCSH NOVA). PDF
- A construção do gabinete de comunicação do LIP: da estratégia aos resultados, Maria Catarina Ferreira do Espírito Santo. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
- Collaborative research: a case study between Biomedical community of NOVA Medical School and elderly community of Arroios, Ana Rodrigues Barros. Orientação científica de Maria Inês Queiróz (FCSH NOVA). PDF
- Comunicação de Ciência interdisciplinar: Um plano de comunicação para as Unidades de Investigação do ISCTE-IUL, Andreia Filipa de Jesus Garcia. Orientação científica de Maria Inês Queiróz (FCSH NOVA). PDF
- Era uma vez o Espaço:Jornalismo de ciência e o lugar das Ciências do Espaço no Jornal Público, Raquel Alexandra Gonçalves Dias da Silva. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
- Estratégias e desafios de um Gabinete de Comunicação numa Escola Médica, Ana Carolina de Oliveira Marques. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
- Exploring interactive narrative for science communication: a design approach using interactive documentary as a proposal XploreDesign4SciComm, Maria João Horta Parreira. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente (FCSH NOVA). PDF
- Inclusão Social através da Comunicação Intergeracional de Ciência - Uma análise exploratória, Daniela Maria Cardoso da Silva António. Orientação científica de Maria Inês Queiroz (FCSH NOVA). PDF
- International Cooperation on Science Engagement Activities: Internship at Ecsite, European Network of Science Centres and Museums, Bárbara Dias Teixeira. Orientação científica de Carlos Catalão (FCSH NOVA/Ciência Viva) e Julie Becker (Ecsite). PDF
- O papel dos comunicados de imprensa no sensacionalismo em notícias de ciência, Ana Rita de Heaton Ayres Ponce. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
- O Parque da Pena na rota do turismo científico em Portugal: Um plano de comunicação para o turismo de conhecimento, Ana Raquel Rebelo Mendes Bastardo. Orientação científica de Carlos Catalão (FCSH NOVA/Ciência Viva). PDF
- Produção de conteúdo para comunicação online no gabinete de comunicação de ciência do Champalimaud Research, João Gonçalo Teixeira Ferreira Camilo. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Catarina Ramos (Champalimaud Research). PDF
- Renovação museográfica das exposições do Museu Municipal de Arqueologia da Câmara Municipal da Amadora, Ana Margarida Matos Pereira. Orientação científica de Maria Inês Queiroz (FCSH NOVA). PDF
- Science communication with alma: #WAWUA and the role of animation video in science outreach, Maria Gentil Berger Corrêa Mendes. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente (FCSH NOVA). PDF
2017
- Angariação de fundos para investigação científica em Portugal: o Caso da Maratona da Saúde, Mariana Adeodato. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
- Comunicação estratégica de ciência: análise de benchmarking de instituições científicas nacionais e internacionais e proposta de plano de comunicação para o MARE - Centro de Ciência do Mar e do Ambiente, Vera Lia de Oliveira Sequeira. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA) e Henrique Cabral (MARE). PDF
- Exhibit development in a science centre: internship at Glasgow Science Centre, Ana Isabel Sousa. Orientação científica de Joana Lobo Antunes (ITQB NOVA) e Robin Hoyle (Glasgow Science Centre). PDF
- MAAT | Central Tejo: Diagnóstico e Avaliação da Comunicação do Circuito Expositivo, Helena João Gonçalves - relatório de estágio. Orientação científica António Granado (NOVA FCSH). PDF
- Sinalética nos Centros de Ciência. Estudo de caso no Centro Ciência Viva de Guimarães, Daniel José da Costa Ribeiro - relatório de estágio. Orientação científica de Joana Lobo Antunes (ITQB NOVA). PDF
2016
- A Revista VISÃO: O processo de reestruturação e os desafios perante oa media sociais, Sara Teixeira Saraiva. Orientação científica António Granado (NOVA FCSH). PDF
- Avaliação de eventos de divulgação de ciência num centro de investigação científica, Patrícia Miguel Marques Pires - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Comunicação de ciência e investigação e inovação responsáveis: o projecto europeu RRI TOOLS, Nuno Miguel Passarinho Trindade - relatório de estágio. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva). PDF
- Comunicação Pública de Ciência - Um Guia para Cientistas, Manuel Leite Valença - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Comunicar (neuro)ciência: da rua para o laboratório e do laboratório para a rua, Rita Filipa de Almeida Neves. Orientação científica de Catarina Esteves Lopes Ramos (FChampalimaud) e Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Jogo interactivo sobre experimentação em modelos biológicos - construção de um guião, Rita de Sousa Caré - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Lúcia Mena (IGC) e Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Mente e cérebro: comunicação de ciência na comunidade sénior, Rita Isabel Pedro Aroeira- trabalho de projecto. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva). Acesso restrito
- Science in fiction: discussing science through literature, Marta Daniela de Almeida Santos - relatório de estágio. Orientação científica de Baudouin Jurdant e Ana Sanchez (ITQB NOVA). Acesso restrito
2015
- Mental Health and Neuroscience: a perspective from a magazine market, Sérgio Pereira- trabalho de projecto. Orientação científica de António Granado (NOVA FCSH). Acesso restrito
- O Website Gravitão - Comunicar sobre Astrofísica e sobre Gravitação, Margarida Milheiro - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Vitor Cardoso (IST). PDF
- QEAT: Pergunta, Responde e Interage - Projecto de Comunicação da Nutrição na Web, Cristina Cruz - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Que temas de ciência preferem os leitores, Vera Novais - relatório de estágio. Orientação científica de António Granado (NOVA FCSH). PDF
2014
- A importância das actividades experimentais nos centros de ciência, Débora Belarmino - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Captação e filiação de públicos nos centros de ciência: o caso do Centro Ciência Viva do Alviela-Carsoscópio, João Pedro Lopes - relatório de estágio. PDF
- cienciapt.com: O que fazem os cientistas portugueses pelo mundo, Suely Costa - trabalho de projecto. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
- Divulgar Ciência para Diferentes Públicos: uma experiência no projecto STOL, Marina Maciel - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Maria Judite Almeida (STOL/CBMA/ECUM). PDF
- Nitrogene: From Science to Society, Maria Amélia Martins Loução - trabalho de projecto. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva). PDF
- O Jornalismo Ciêntifico Impresso no Brasil e em Portugal, Yanna Guimarães - Dissertação. Orientação científica de António Granado (NOVA FCSH). Acesso restrito
2013
- A Nuclipédia, Carmo Nunes - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchéz (ITQB NOVA). PDF
- Agência de Noticias de Ciência, Lúcia Vinheira Alves - trabalho de projecto. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
- Alterações climáticas: plano de comunicação para o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Gisela Alexandra Gaio de Oliveira - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Ireneia Melo. PDF
- Comunicação de Ciência no Observatório Astronómico de Lisboa e no Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, Adalberto Fernandes - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Comunicar e divulgar a ciência que se faz em Portugal, Catarina Ramos - trabalho de projecto. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva) e Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
- Conceção de um Website para Acompanhamento de um Projecto Científico em Contexto Escolar, Fátima Guerra - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Pedro Terrinha (IPMA). PDF
- Desenvolvimento e Implementação de Diferentes Estratégias de Comunicação e Divulgação Científica - um projeto para a Escola de Ciências da Universidade do Minho, Ana Isabel Pinheiro - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA), Estelita Vaz (ECUM) e Sandra Paiva (ECUM). PDF
- Ferramentas para Melhorar a Relação entre um Centro de Ciência e o Público Escolar, Idalina Lourenço - relatório de estágio. PDF
- O recurso a exposições na divulgação de astronomia: o caso "Um Universo Deslumbrante", Silvana Araújo Cunha - relatório de estágio. PDF
- Os Sons da Ciência, Sílvio Mendes - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Joana Barros. PDF
|
|