Estudo de intervenção nutricional de consumo de pequenos frutos
Os pequenos frutos estão descritos como sendo uma importante fonte de antioxidantes. Estes compostos podem proteger o organismo de danos causados por espécies reactivas de oxigénio, envolvidas em diversas doenças tais como o cancro, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Assim sendo, o objectivo do estudo proposto é o de caracterizar os efeitos benéficos que o consumo de pequenos frutos como, mirtilos, framboesas, amoras, medronho e camarinha têm para o organismo humano. Há ainda pouca informação acerca da estabilidade e biodisponibilidade dos compostos antioxidantes quando ingeridos. É, portanto, importante determinar quais os compostos presentes nestes pequenos frutos que sobrevivem ao processo digestivo, as alterações que sofrem, os que são melhor absorvidos e que conseguem alcançar os tecidos alvo no organismo.
O estudo proposto pela equipa do laboratório da Biologia da Doença e do Stresse do Instituto de Tecnologia Química e Biológica para identificar, numa primeira fase, os compostos biodisponíveis envolve uma intervenção nutricional que decorrerá em parceria com a Faculdade de Farmácia de Lisboa e com a Universidade de Leeds (UK).
Neste estudo, os voluntários irão consumir um sumo enriquecido nos pequenos frutos, sendo recolhidas amostras de sangue e urina ao longo do tempo para posterior análise. Com a informação obtida neste estudo pretendemos compreender como o consumo destes pequenos frutos poderá exercer um efeito benéfico na nossa saúde.
Os voluntários seleccionados serão acompanhados por uma equipa de nutrição que realizará uma pequena entrevista para determinação do historial clínico e determinação de parâmetros antropométricos. Serão também realizadas análises bioquímicas ao sangue e à urina dos voluntários para definir o estado de saúde do voluntário. A saúde dos voluntários não será afectada com o ensaio.
Durante a realização do estudo os voluntários terão de seguir uma dieta controlada prescrita por uma nutricionista a qual também irá fornecer indicações aos voluntários de como poderão no futuro melhorar a sua alimentação.
Pretende integrar o nosso estudo?
Gostávamos de agradecer à médica Dr.ª Maria Helena Santos o apoio dado durante o estudo de intervenção.
APOIOS: