You are here: Home / News / Noite Europeia dos Investigadores regressa a Oeiras

Noite Europeia dos Investigadores regressa a Oeiras

Filed under:
Oeiras recebe de novo uma noite inteiramente dedicada à ciência produzida no município.

Oeiras, 09 September 2024

Depois do sucesso da primeira edição, a Noite Europeia dos Investigadores regressa a Oeiras, numa noite inteiramente dedicada à ciência produzida no município. A Marina de Oeiras é o local escolhido como ponto de encontro de investigadores e novos públicos.

A nova edição da Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras vai ter lugar no dia 27 de setembro, entre as 16h00 e as 22h00, na Marina de Oeiras. Promovida pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, trata-se de uma oportunidade única para a aproximação da ciência aos cidadãos. A entrada é gratuita.

Ao longo do dia, o público encontrará um espaço dinâmico e no qual poderá ter contacto próximo com os cientistas que participam na investigação em Oeiras. Aqui, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e de experimentar a ciência e conhecer a investigação desenvolvida pelas várias instituições científicas no município e arredores.

O programa da Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras - com propostas para todos os gostos, idades e curiosidades - inclui jogos, demonstrações, workshops, conversas, visitas guiadas, atuações, comédia stand-up e muitas outras atividades.

O tema da edição de 2024 é a inclusão, com destaque para as vozes de audiências menos representadas e o papel da sociedade civil e das escolas na promoção da investigação científica. A Noite Europeia dos Investigadores, em Oeiras, faz parte de um projeto nacional que irá atuar em diversas cidades, coordenado pelo ITQB NOVA em colaboração com o i3S e a Ciência Viva.

Fique a par de tudo aqui.

A Noite Europeia dos Investigadores decorre desde 2005 por toda a Europa na última sexta-feira de setembro, em mais de 300 cidades. É uma iniciativa das Ações Marie Skłodowska-Curie, financiada pela Comissão Europeia para desmistificar a investigação e o trabalho dos cientistas, aproximando assim a ciência do grande público. Em Portugal, o ITQB NOVA juntou-se ao i3S e à Agência Ciência Viva para levar a Noite a 9 locais por todo o país, com o projeto EU-EMBRACES - “Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools”. A edição Oeiras conta com a colaboração do Município de Oeiras e com o apoio da Oeiras Marina e da Oeiras Viva.

ENG

After the success of the first edition, the European Researchers' Night returns to Oeiras, in an event entirely dedicated to the science produced in the municipality. The Oeiras Marina is the meeting point for researchers and new audiences.

The new edition of the European Researchers' Night in Oeiras will take place on September 27, between 4pm and 10pm, at the Oeiras Marina. Promoted by Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), in partnership with Oeiras Municipality, this is a unique opportunity to bring science closer to citizens. Entrance is free.

Throughout the day, the public will find a dynamic space where they can talk with scientists doing research in Oeiras. Visitors will have the opportunity to get to know and experience science and learn about the research carried out by the various scientific institutions in the municipality and the surrounding area.

The program for the European Researchers' Night in Oeiras - with suggestions for all tastes and ages - includes games, demonstrations, workshops, talks, guided tours, live music, stand-up comedy and many other activities.

The theme of the 2024 edition is inclusion, with an emphasis on the voices of underrepresented audiences and the role of civil society and schools in promoting scientific research. The European Researchers' Night in Oeiras is part of a national project that will take place in several cities, coordinated by ITQB NOVA in collaboration with i3S and Ciência Viva.

Find out all about it here.

Since 2005, the European Researchers' Night has been held across Europe on the last Friday of September in more than 300 cities. It is an initiative of the Marie Skłodowska-Curie Actions, funded by the European Commission to demystify research and the work of scientists, thus bringing science closer to the general public. In Portugal, ITQB NOVA has teamed up with i3S and Agência Ciência Viva to take the Night to 9 locations across the country, with the EU-EMBRACES project - “Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools”. The Oeiras edition has the collaboration of the Municipality of Oeiras and the support of Oeiras Marina and Oeiras Viva.

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.