Recordar António Xavier
Oeiras, 10/07/07
No dia 9 de Julho, a propósito da inauguração da Rede Nacional de Ressonância Magnética Nuclear (MNR), teve lugar no ITQB um simpósio que pretendeu também homenagear o professor e fundador do Instituto, António V. Xavier. A sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, do Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Sentieiro, e do Reitor da Universidade Nova, António Bensabat Rendas.
A Rede Nacional de NMR, cuja proposta inicial foi coordenada pelo ITQB mas envolve outras instituições em todo o País, é uma das maiores redes nacionais de investigação científica e tem como objectivo disponibilizar aos investigadores portugueses uma das metodologias mais importantes nas áreas da química, ciência de materiais e ciências da vida. Esta poderosa técnica, cujo desenvolvimento já originou a atribuição de dois prémios Nobel, um deles presente neste Simpósio, permite por exemplo determinar a estrutura de proteínas e ácidos nucleicos em solução e estudar o metabolismo celular in vivo.
O investimento global desta rede foi de 6,5 MEuros conseguidos no âmbito do Programa Nacional de Re-equipamento Cientifico da Fundação para a Ciência e Tecnologia. O equipamento localizado no ITQB teve ainda uma comparticipação de 10% da Fundação Calouste Gulbenkian. Para a direcção do ITQB, a formação desta rede mostrará “como a associação de múltiplas instituições torna possível, num país de parcos recursos como Portugal, criar a massa critica necessária para a utilização de equipamentos de elevada complexidade técnica.”
A utilização de NMR na determinação da estrutura de moléculas biológicas ficará para sempre ligada a António V. Xavier que, ao regressar a Portugal depois do doutoramento em Oxford, angariou financiamento para aquisição do primeiro de uma série de espectrómetros de NMR que sempre disponibilizou a toda a comunidade científica. Assim, com este Simpósio, o ITQB pretende também relembrar a dedicação deste cientista à investigação científica em Portugal e o seu empenho na fundação e desenvolvimento de uma instituição de excelência na área das Ciências da Vida. Durante o Simpósio foi ainda atribuído pela primeira vez o Prémio António Xavier ao investigador e professor catedrático convidado da Universidade de Aveiro, Victor Gil. Este prémio, instituído pela Bruker - empresa alemã especializada na construção de espectrómetros de NMR, pretende galardoar cientistas que se distinguiram na aplicação desta técnica em Portugal. |
|
Cartaz da iniciativa e programa