edepois
e depois do Dia Aberto 2010
![]() |
Veja alguns dos momentos registados no Dia Aberto.
O Dia Aberto foi também um dia para experimentar ser cientista. Aqui ficam algumas das experiências que os visitantes puderam fazer neste dia.
Vale a pena lavar as mãos? Pedimos aos nosso pequenos visitantes que pusessem os dedos numa placa de Petri com meio de cultura para bactérias antes e depois de lavar as mãos. O meio de cultura permite que as bactérias cresçam e se multipliquem, especialmente se as placas forem mantidas próximas de uma fonte de calor (como uma lâmpada ou um aquecedor). Pedimos aos nossos mini-cientistas que levassem as placas para casa e fizessem um caderno de laboratório, descrevendo o que observam. Gostávamos de saber os resultados: as fotografias das vossas observações podem ser carregadas aqui (em Fotos) ou enviadas por e-mail (sci@itqb.unl.pt).
Durante o Dia Aberto, os visitantes mais novos foram convidados a conhecer os principais organitos de uma célula animal através de um jogo de tabuleiro. No Jogo da Célula, uma espécie de jogo da glória, os peões eram os próprios mini-cientistas equipados a rigor e só quem sabia a função de cada organito na célula, podia avançar. Quem chegava ao fim, tinha uma célula completa com membrana celular, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi e núcleo. E pôde levar para casa um kit de cientista. Antes do Dia Aberto, os investigadores analisaram diferentes tipo de refrigerantes de cola através de várias técnicas: determinação do pH, espectroscopia de ultravioleta e ressonância magnética nuclear. Durante o Dia Aberto, os visitantes foram desafiados a ser instrumentos de análise. Até onde conseguem ir os nossos sentidos? Os resultados do Cola Challenge estão aqui.
|