Ao Ataque!
Uma aventura sobre vacinação
Como funcionam as vacinas? O que é um macrófago? Porque é importante sermos vacinados?
“Ao Ataque!” é o nome do livro infantil criado por Márcia Alves, investigadora do ITQB NOVA, sobre a importância da vacinação. Escrito e ilustrado pela cientista, o livro explica-nos como a vacina nos ajuda a combater as doenças causadas por vírus como o SARS-CoV-2. O enredo acompanha uma criança, desde o momento da vacinação e leva-nos numa jornada que nos mostra como as vacinas ajudam o exército de glóbulos brancos a combater os organismos invasores e a defender o nosso corpo.
Apesar de destinado aos mais novos, esta obra poderá também ajudar os adultos a compreender este processo. Inclui ainda algumas atividades e jogos para os mais pequenos, com os anticorpos e macrófagos como personagens principais.
O livro “Ao Ataque!” é uma edição realizada em parceria pelo ITQB NOVA e a Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito do programa Ciência Aberta a Oeiras. Está já disponível nas Bibliotecas do município, incluindo as escolares, e irá ser distribuído por todos os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do Concelho.
"Ao Ataque!" - eBook
O livro está também disponível em formato digital, aqui:
Atividades complementares
Sopa de letras, palavras cruzadas, ponto a ponto, e até umas fantásticas máscaras das personagens do livro. Estão disponíveis várias atividades associadas a esta aventura sobre a vacinação. Podem descarregar aqui.
Guia do professor
Sessões com escolas
A investigadora Márcia Alves, autora do livro, irá realizar várias sessões de leitura e atividades nas diferentes escolas e/ou bibliotecas do munícipio de Oeiras. Mais informação e marcações disponíveís no portal OeirasEduca.
Lançamento do livro
O livro "Ao Ataque!" foi lançado no dia 24 de setembro durante a Noite Europeia dos Investigadores, realizada na Marina de Oeiras. O lançamento contou com a participação da autora bem como de outros convidados que falaram sobre a inspiração que levou à criação da obra, o seu processo e a importância da comunicação de ciência. Podem rever a sessão, aqui: