Clubes de Ciência Viva na Escola
Recursos Educativos
O ITQB NOVA tem diversas iniciativas e desenvolve vários conteúdos que visam dar a conhecer a sua investigação e os investigadores que a fazem, o método científico, a ciência e a sua envolvência na sociedade aos mais novos - a nova geração de cientistas e de construtores de futuro.
A websérie "Cientistas em Casa" conta com vários vídeos destinados a estudantes do Ensino Pré-escolar e Básico. O objetivo desta iniciativa é contribuir para que os alunos possam ter acesso a mais vídeos e atividades de ciência, que se podem ver e fazer, e que podem servir como material de apoio a aulas ou atividades de tempos livres.
Podem encontrar estas e mais experiências no Manual de Atividades para as Ciências Experimentais, "Práticas Pedagógicas para o Ensino das Ciências", promovida pelo ITQB NOVA em colaboração com o Centro de Formação de Professores de Oeiras.
Todos os vídeos disponíveis aqui.
A série “Lab Demo” é composta por vídeos didáticos em que investigadores realizam demonstrações utilizadas por professores do ensino secundário. A escolha dos temas e experiências dos vídeos é feita em contacto direto com os Clubes de Ciência apoiados, de acordo com as suas expectativas e necessidades.
Todos os vídeos disponíveis aqui.
O ITQB NOVA tem a possibilidade de realização de visitas a laboratórios em formato online. As turmas têm a oportunidade de conhecer o laboratório, a investigação que é feita e ver de uma forma dinâmica como é o espaço de trabalho dos investigadores. Sempre que possível, esta pode ser realizada presencialmente. Abrimos assim as nossas portas, de forma a mostrar a investigação que é feita em Portugal e como trilha o futuro.
Mais informação aqui. Se a sua escola é de Oeiras, pode fazer a sua marcação de visita aqui.
Parcerias com Clubes de Ciência Viva na Escola
Os Clubes de Ciência Viva na Escola são em si mesmos espaços de colaboração. O ITQB NOVA orgulha-se de ser parceiro dos clubes da Rede de Clubes de Ciência Viva de Oeiras, e construir a par com os estudantes, professores e comunidade educativa projetos que além de estimular a literacia científica, permitem criar impacto na sociedade.
A parceria com o Clube de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, engloba o desenvolvimento e apoio de iniciativas tanto conjuntas como do clube. No Dia Aberto do ITQB NOVA em 2019, os estudantes participaram como voluntários, lado a lado com os investigadores, e desde então têm desenvolvido várias atividades que aprenderam com os restantes alunos do agrupamento. Também no Dia do Microrganismo em 2020 se juntaram às celebrações do ITQB NOVA dinamizando atividades experimentais de microbiologia junto dos alunos mais novos. Os alunos do CCV, também eles como verdadeiros cientistas, desenvolveram uma série de experiências com o nosso apoio para as suas Feiras de Ciência. Está ainda a ser desenvolvido um Concurso Multimédia em que os alunos poderão explorar e demonstrar algumas atividades e experiências.
O Clube de Ciência Viva na Escola Secundária Quinta do Marquês conta com o apoio do ITQB NOVA em diversas iniciativas. Nomeadamente, o projeto a ser construído com foco na Ribeira da Lage. Este conta com o apoio de investigadores do ITQB NOVA e do programa Ciência+Cidadã para avaliar a qualidade da água e também sensibilizar e criar medidas para a proteção deste ecossistema. Além deste projeto, o apoio vai também desde a participação em iniciativas como “À Conversa com...” com cientistas para explorar o método científico, o apoio no projeto “Cientificamente Provável” no âmbito do qual uma investigadora do ITQB NOVA irá participar numa publicação da escola, e ainda a parceria com próxima Feira de Ciência.
O Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra tem dinamizado em parceria com ITQB NOVA Sessões com Cientistas, que permitem aproximar os investigadores aos estudantes, por exemplo em semanas temáticas como a Semana Mundial do Espaço. O projeto Ciência + Cidadã, desenvolvido pelo Município de Oeiras em parceria com o ITQB NOVA e o Instituto Gulbenkian de Ciência, está também a desenvolver o projeto Árvore de Carbono, que tem como objetivo capacitar os jovens a pensar criticamente sobre um problema que afeta a comunicade – a poluição atmosférica. Durante o projeto os participantes estão a construir estações de monitorização da qualidade do ar que podem ser usadas por eles para investigarem questões ambientais e de saúde pública.
O Clube de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de São Bruno conjuntamente com o ITQB NOVA está a construir um projeto associado com a sustentabilidade e o ambiente. A exposição itinerante PlantLabSketching, desenvolvida pelo ITQB NOVA, esteve presente na escola e serviu como base para diversas ações com Cientistas na escola que, através das ciências experimentais, sensibilizaram para a importância da sustentabilidade e das plantas. Esta iniciativa permitiu desenvolver a criatividade fazendo esta ligação interdisciplinar com a área das artes e tornando-se o ponto de partida para as diversas iniciativas ao longo do ano.
A sua escola é no munícipio de Oeiras e gostavam de criar um Clube de Ciência? No ITQB NOVA estamos disponíveis para apoiar. Contactem-nos através do email: sci@itqb.unl.pt
Saiba mais sobre os Clubes de Ciência Viva na Escola, aqui.